Somos um portal que tem como objetivo ajudar pacientes sobre os novos procedimentos minimamente invasivos de ablação de nódulos de tireoide no Brasil. Conheça os médicos especializados em ablação de tireoide por radiofrequencia que evita cirurgias e cicatrizes no pescoço e preserva a função da tireoide.
A Ablação de nódulos de Tireoide é um novo caminho para tratar nódulos de tireoide benignos de modo seguro e sem precisar passar por cirurgia.
Trata-se de um procedimento médico novo que tem ajudado centenas de pessoas no Brasil a tratar com tranquilidade e segurança os nódulos de tireoide de forma rápida e precisa.
A Ablação de nódulos de tireoide por radiofrequencia é um novo procedimento médico, minimamente invasivo, para tratar nódulos de tireoide e, atualmente, alguns tumores malignos da tireóide. Usando o ultrassom, o médico localiza o nódulo, permitindo que o tratamento se concentre apenas na área-alvo (nódulo), dessa maneira conseguimos preservar o tecido tireoideano sadio ao redor do nódulo. Usando um gerador de radiofrequência, o médico controla a quantidade de energia entregue no eletrodo (agulha), dessa maneira de uma forma muito precisa é possível fazer a ablação (destruição térmica) do nódulo. Assim, o procedimento causa a degeneração progressiva do nódulo (necrose coagulativa) e o nódulo vai progressivamente, ao longo do tempo, diminuindo. Se espera que o nódulo regrida ao redor de 50% nos primeiros 6 meses e sua redução pode chegar, em alguns casos, a mais de 90 % após 1 ano.
Como o procedimento é minimamente invasivo ele é feito sob anestesia local e eventualmente uma sedação leve, não havendo internação, incisões na pele ou perda da função da tireoide. Assim, a vida volta ao normal logo após o procedimento e o mais importante é que a função da tireoide é preservada.
Desde 2018, a Ablação de tireoide por radiofrequencia passou a ser uma opção efetiva e segura para tratamento de nódulos de tireoie no Brasil.
O procedimento preserva o tecido tireoidiano sadio, ajudando-o a funcionar normalmente sem a necessidade de reposição hormonal continua.
Com a ablação de tireoide, os nódulos tireoidianos reduzem seu volume nodular sem causar disfunção tireoidiana, com melhora da estética do pescoço e sem cicatrizes.
A literatura médica mostra riscos extremamente baixos na realização deste procedimento quando realizado por profissionais treinados. dor local (leve a moderada) por até 3 dias e equimose (manchas roxas) no pescoço, estão entre as mais comuns.
Todos os estudos e testes mundiais feitos pela RFA apontaram uma taxa de aprovação de 98,6% em todo o mundo, com acompanhamento de dois anos dos pacientes que realizaram o procedimento.
Com a ablação de tireoide por radiofrequencia uma agulha fina (1 mm) é utilizada para destruição do nódulo, o procedimento dura cerca de 45 minutos e vários nódulos podem ser tratados numa única sessão. na imensa maioria dos casos uma única sessão é suficiente para tratar o paciente.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Ablação de Tireoide.