Médicos especialistas em Tireoide no Brasil explicam mais sobre as funções e os problemas de tireoide, bem como os tratamentos a serem realizados de forma segura e eficiente.
A tireoide é uma glândula endócrina, em forma de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, e produz hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) que regulam o metabolismo do organismo.
A função da tireoide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na circulação sanguínea, sendo os principais os triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que têm a missão de controlar o metabolismo e a homeostase – equilíbrio entre os sistemas – do nosso corpo.
A função da tireoide é produzir, armazenar e liberar os hormônios tireoidianos -T3 e T4 - na circulação sanguínea. A função desses hormônios é controlar o metabolismo do nosso corpo por meio de energia nas células. É importante saber que os hormônios da tireoide são os únicos que atuam em todas as células do nosso organismo.
A diminuição da produção de hormônios tireoideanos, na quantidade que seu organismo necessita, pode levar a dificuldade de concentração, sono excessivo, cansaço entre outros sintomas cognitivos.
As disfunções da tireoide, quando não adequadamente tratadas, podem levar a alterações do humor, irritabilidade, tristeza e, até mesmo, depressão em alguns casos.
Em alguns pacientes a diminuição da função da tireoide pode causar alguns sintomas gastro-intestinais, como a perda do paladar e prisão de ventre. Quando há o aumento da função da tireoide, pode haver o hiperperistaltismo, levando ao aumento do número de evacuações.
As disfunções da tireoide têm efeito direto sobre o coração, podendo causar no hipotireoidismo, em alguns casos, bradicardia, que é a diminuição do número de batimentos cardíacos, e no hipertireoidismo é muito frequente episódios de taquicardia (aumento no número de batimentos cardíacos), sendo, inclusive, em alguns casos o primeiro sintoma de hipertireoidismo.
A função da tireoide é produzir, armazenar e liberar os hormônios tireoidianos -T3 e T4 - na circulação sanguínea. A função desses hormônios é controlar o metabolismo do nosso corpo por meio de energia nas células. É importante saber que os hormônios da tireoide são os únicos que atuam em todas as células do nosso organismo.
Chamamos de bócio qualquer aumento da glândula tireoide, esse aumento pode ser difuso (por um "inchaço" da glândula, ou nodular (quando esse aumento acontece devido ao aparecimento de nódulos).
Quando o aumento da tireoide leva a um aumento da produção de hormônios, causando hipertireoidismo.
É a mesma condição do Bócio Uninodular Simples, porém aqui a tireoide apresenta vários nódulos.
A diferença com relação aos nódulos, é que aqui, o conteúdo é líquido e nos nódulos o conteúdo é sólido, ou misto (parte sólida e parte líquida).
Quando existe a presença de vários nódulos e aumento da produção de hormônios tireoideanos. Nesta situação não necessariamente são todos os nódulos que produzem hormônios em excesso.
Quando o nódulo tem um volume muito grande, algumas vezes ele pode crescer para dentro do tórax (no mediastino, que é o espaço entre os dois pulmões). Quando isto acontece chamamos o bócio de Mergulhante ou Intra-torácico.
Site desenvolvido pela Agência Médico, do Grupo KOP, com todos os direitos reservados para Ablação de Tireoide.